Sportsmetrics

PDF Imprimir E-mail

O programa de treinamento SportsmetricTM consiste de uma série de testes e exercícios com a finalidade de prevenção das lesões ligamentares do joelho. Foi desenvolvido nos Estados Unidos da América, por um time de educadores físicos, fisioterapeutas e pesquisadores, sob a direção do Dr. Frank Noyes, presidente do Centro de Ortopedia e Medicina Esportiva de Cincinnati e da Fundação de Educação e Pesquisa da Medicina Esportiva de Cincinnati.

No Brasil, a fisioterapeuta Andrea Forgas realiza o SportsmetricTM no Hospital do Coração, com exclusividade, sob a supervisão do Doutor Rene Abdalla. Seu programa constitui-se de testes de avaliação do salto, força muscular e avaliação clínica do joelho, e de exercícios realizados duas vezes na semana, com uma hora de duração, no período de dois meses. Os teste ocorrem pré e pós-treinamento como comparação de resultados.

Além disso, adaptou-se o teste de vídeo análise do mecanismo do salto com o propósito de alta do pós-operatório. O exame consiste numa vídeo análise computadorizada, com o intuito de verificar o movimento do joelho, durante o salto e pouso, aceleração e desaceleração, dos pacientes.

Um software, desenvolvido pela equipe americana do Cincinnati Sportsmedicine, mensura a separação entre os joelhos, por intermédio de seqüências do salto, em fases distintas: pré-pouso, pouso e saída do salto. Um gráfico é criado pelo software, de maneira automática. Anexo, outras duas figuras avaliam a vista lateral do joelho e o ponto mais alto do salto.

De maneira genérica, os atletas não percebem a maneira do salto, ou desconhecem a possibilidade da postura adquirida ser inadequada.
 

Sportsmetrics